quinta-feira, 5 de junho de 2008

Análise - DFTV x Balanço Geral

Análise de programas – DFTV x Balanço Geral

Diferentes olhares sobre os mesmos fatos. Nesta breve análise feita de edições de programas jornalísticos, faremos um panorama sobre dois telejornais locais de emissoras diferentes. Como eles noticiam e enxergam os fatos ocorridos no Distrito Federal. De um lado, o DFTV da Rede Globo e do outro o Balanço Geral da Record.
Com mais de três milhões de habitantes, a região do Distrito Federal está longe de se estabilizar geograficamente e alcançar um crescimento ordenado. Brasília – projetada inicialmente para abrigar até 500 mil habitantes – e tombada pelo patrimônio cultural da humanidade, tem hoje enormes dificuldades com transporte público, saúde e educação.

O DFTV conhecido pela maior parte da sociedade, é veiculado há pelo menos oito anos na emissora global e vai ao ar em dois horários. De segunda a sábado ao meio-dia e às 18h55 em sua segunda edição. O DFTV conta com uma equipe numerosa e profissionais renomados. São trinta cenografistas, seis produtores, treze repórteres entre tantos outros. Alexandre Garcia é apresentador e coordenador do DFTV 1ª edição. Luiz Carlos Braga, Fernanda de Bretanha, Márcia Witczak , Liliane Cardoso e Fláva Alvarenga completam a equipe de apresentadores.

O Balanço Geral é um programa mais recente. Já existia no rádio e passou a ser veiculado na televisão em janeiro de 2007. O programa vai ao aor de segunda a sexta-feira às 12h20 e aos sábados às 11h45. O apresentador é Henrique Chaves. O programa conta com uma numerosa equipe de repórteres e recentemente mudou um pouco seu formato pois passou a ser transmitido para toda a Record Centro-Oeste.
O DFTV conta com dois apresentadores em sua primeira edição: Alexandre Garcia e Fernanda de Bretanha. Os ãncoras se revezam ao ler as notícias no teleprompter das três cãmeras do estúdio. O cenário segue o padrão dos outros telejornais da Globo do mesmo horário, com fotos de pontos famosos da cidade. Os âncoras apresentam os telejornais sentados.

O telejornal global não possui muito espaço para comentários e opiniões dos apresentadores. Apenas bereves comentários de Alexandre Garcia sobre matérias polêmicas – quase sempre quando a pauta é trãnsito. O programa apresenta o “padrão globo de jornalismo”. A qualidade fica a critério do telespectador. As pautas quase sempre giram em torno de problemas nos hospitais públicos, em escolas também públicas e no transporte, claro, público. O DFTV trata os assuntos com um tom mais “sério”, formal e objetivo. Não há espaço para gírias ou locuções em tons mais altos e empolgados. O telejornal da rede Globo tenta manter a imparcialidade em suas matérias. Por ser mais formal, às vezes parece que o DFTV se mantém um pouco distante do “povão”.

Já o programa da Record distoa e muito do da Rede Globo. O Balanço Geral é um programa mais longo e com um tom descontraído, quase um programa de auditório. O apresentador Henrique Chaves parece “narrar” as matérias e as chamadas. Anda de um lado para o outro no cenário – que foi ampliado e reformulado recentemente. É notável o tom popular do programa. Por isso, o Balanço Geral parece estar mais “perto” do povo do que o programa global. São cerca de 133 mil espectadores ligados por minuto todos os dias.O programa faz denúncias sobre irregularidades, os repórteres trabalham o tempo todo atrás de pautas diferentes. O programa abre espaço para a comunidade, mas peca com alguns quadros, principalmente quando envolvem patrocínio de lojas que apóiam o programa.

O que Brasília não deixa de ter com os dois programas é voz. São verdadeiros aliados do povo e denunciam os problemas que aqui ocorrem. Se dependesse do Balanço Geral e do DFTV a sociedade teria melhores condições. Seja com tom mais popular ou mais sério, nossa cidade está bem representada e apresentada aos telespectadores pelos dois jornais locais.

Colaboradores: Ian Mendes, Luiza Gnone e Nina Rocha

2 comentários:

Unknown disse...

eu keria q o balanço geral mostraçe esse video ae ,,

http://www.youtube.com/watch?v=VOgTZMw7EKM

abraçao ae pra todos

Unknown disse...

Brasília 28 de julho de 2009
Boa tarde!
Sou telespectadora fiel do Balanço Geral, assim como a população de São Sebastião, e gostaria de saber porque vocês não vieram na minha cidade no aniversário dela que foi em junho fazer o show igual das outras cidades.
Gostaria de receber uma resposta e deixo o convite para o ano que vem.
Por favor manda um beijinho para minha filha que está fazendo sete meses hoje.
Obrigada!
Roberta Nunes
São Sebastião-Df